domingo, 25 de outubro de 2015

Projeto Iluminuras - AEC


O Grupo Iluminuras, ação realizada pelo Acervo do Escritor Cearense e pela Biblioteca de Ciências Humanas da UFC, é um Projeto de Extensão que procura reunir pessoas que, remotivando a tradição medieval, buscam, por meio da criação de imagem bordadas, realizar uma leitura interpretativa de obras literárias. Assim, pincel, tinta e pergaminho são substituídos por agulha, linha e tecido na revelação pictórica de um ato de ler cujo hábito e qualidade se tem em mente desenvolver e renovar.
A primeira produção do Iluminuras foi realizada a partir da seleção de contos de Dizem que os Cães veem por ocasião da comemoração do 1º Centenário de nascimento de Moreira Campos. Os painéis bordados foram expostos no encerramento da edição especial dos Encontros Literários Moreira Campos em 2014 e, posteriormente, ficou em exposição durante na Bienal do Livro em 2014 que teve como tema A Fortaleza de Moreira Campos.
Neste ano, no primeiro semestre, relembramos o flagelo ocorrido há 100 anos e será também oportuno refletir sobre o tema que inspirou O Quinze, de Rachel de Queiroz . Comemoramos, no segundo semestre, os 150 anos da publicação de Iracema, de José de Alencar.  As peças bordadas, que foram transformadas em quadros,  ficarão em exposição na Biblioteca de Ciências Humanas. A data será divulgada brevemente e o evento será aberto ao público.

Mais informações em: Grupo Iluminuras

Nenhum comentário:

Postar um comentário