NOSSA MISSÃO


Síntese: O projeto de extensão “O entre-lugar na Literatura cearense” tem como propósito a investigação da formação da literatura produzida e lida no Ceará, enfatizando a consolidação de uma tradição literária no estado. Portanto, o projeto visa ao fomento da leitura, à divulgação e ao auxílio na formação de pesquisadores na área de literatura cearense, trabalhando com uma abordagem da História da Literatura e da Literatura Comparada, salientando a formação, a circulação e a recepção dos autores e de obras literárias produzidas no Ceará, debatendo a contribuição dos escritores cearenses para a Literatura brasileira.

Corpus: Estudo de livros e autores, de Juvenal Galeno, Prelúdios Poéticos (1856) ao final da década de 1990, tendo como marco, a publicação de A Casa, de Natércia Campos.

Metodologia: Para o estudo da produção literária no Ceará, além dos historiadores, ensaístas e críticos cearenses, utilizaremos como principais referências: Antônio Cândido; Silviano Santiago, Alfredo Bosi, Tânia Carvalhal e Leyla Perrone-Moisés.

Palavras-chaves: Literatura cearense, entre-lugar, Historiografia e Literatura Comparada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário