quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Dia da literatura Cearense – 40 anos de Parabélum, de Gilmar de Carvalho


Por Charles Ribeiro 
& Lídia Barroso

        O Ceará é manancial de uma tradição literária rica: berço do romancista José de Alencar;  pioneiro na divulgação filosófica, nos movimentos políticos e nas manifestações estéticas; lar de clubes e de agremiações literárias, de boêmios e brincalhões;  de poetas e ficcionistas que cantaram a serra, o mar e o sertão. Com o intuito de conscientizar as pessoas da importância cultural da literatura cearense, na gestão do governador e acadêmico Lúcio Alcântara, por meio da lei estadual Nº 13.411, de 15 de dezembro de 2003, de autoria do ex-deputado Adahil Barreto,  houve a instituição do “Dia da Literatura Cearense”, que passou a ser comemorada no dia 17 de novembro, em homenagem ao nascimento de Rachel de Queiroz. Com a publicação do romance O Quinze (1930), a escritora alcançou ampla repercussão, conquistando o interesse dos leitores e da crítica, ao alavancar um novo ciclo dos romances nordestinos na ficção brasileira. Pela força poética de suas narrativas, Rachel de Queiroz tornou-se  símbolo da literatura e da cultura cearense, assim como Patativa do Assaré, José de Alencar, Juvenal Galeno, Oliveira Paiva e a agremiação literária e artística, Padaria Espiritual.
Integrando as comemorações que celebram a data criada pela Lei estadual citada, o Projeto “O entre-lugar na literatura cearense”, coordenado pelo Prof. Charles Ribeiro, sob a orientação da Prof.ª Odalice de Castro Silva, tem como objetivo o estudo da formação da literatura dos que escreveram, produziram e publicaram no estado do Ceará, enfatizando a consolidação de uma tradição literária no Estado, investigando a sua contribuição para a diversidade  da Literatura brasileira. Os trabalhos do Projeto partem de um viés da historiografia literária, da crítica e da literatura comparada.
        Em 2017, celebraremos os 40 anos de publicação de Parabélum (1977), de Gilmar de Carvalho, considerado o mais expressivo romance publicado na década de 1970, no Ceará. O livro narra a trajetória de um protagonista, denominado apenas de ‘herói’, em minúsculo, uma espécie de libertador, anunciado por meio de profecias do Antigo e do Novo Testamentos, mas que se transmuta em diversos personagens históricos como Cristo, Lampião e Che Guevara. Gilmar de Carvalho, para engendrar seu universo ficcional, costurou e entrelaçou histórias da tradição popular nordestina com variados signos da indústria cultural, tais como o teatro, a televisão, o cinema e as histórias em quadrinhos. Um livro que merece ser lido e estudado!
        O Projeto “O entre-lugar na Literatura cearense” e o Acervo do Escritor Cearense, da Biblioteca de Ciências Humanas da UFC, promovem este encontro com palestras e uma mostra de documentos do Arquivo Pessoal de Gilmar de Carvalho.
Venha celebrar conosco!

Organização:
Prof. Mestranda Lídia Barroso Gomes
Prof. Doutorando Charles Ribeiro Pinheiro
Prof.ª Dr.ª Maria Neuma Barreto Cavalcante
Prof.ª Dr.ª Odalice de Castro e Silva

Programação: 

Data: 17 de novembro de 2017.
Local: Auditório da Biblioteca de Ciências Humanas.
Horário: 9h00 às 12h00.

    Abertura: “Por que celebrar o Dia da Literatura cearense?” (09h30)- Prof.  Doutorando Charles Ribeiro Pinheiro

    Fala: “Gilmar de Carvalho no Acervo do Escritor Cearense”  (09h50) - Prof.ª Dr.ª Neuma Cavalcante

    Entrevista com o herói (Gilmar de Carvalho) (10h20) entrevistadora – Prof.ª  Mestranda Lídia Barroso)

    “Palestra: Parabélum – 40 anos”  (11h00) - Prof.ª Dr.ª Odalice de Castro Silva

    Homenagem ao escritor, pelos 40 anos de Parabélum (11h30)

    Exposição sobre Parabélum, no salão do primeiro piso da Biblioteca de Ciências Humanas (CH1)
.





Nenhum comentário:

Postar um comentário