quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

Rodolfo Teófilo e a invenção da Cajuína

 


Uma das grandes realizações de Rodolfo Teófilo como cientista, químico e industrial foi a cajuína. É um aperfeiçoamento químico da antiga bebida dos povos originários do brasil: o cauim. O farmacêutico, no fim do século XIX, aplicou a técnica francesa de Appert, que consiste no processo de pasteurização do suco extraído do caju por meio do banho-maria. O liquido era fervido já embalado em garrafas de vidro lacradas. Ele deu o nome desse processo como clarificação. Ele chegou à fórmula final em 1900 e desenvolveu essa bebida no intuito de ser um substituto das bebidas alcoólicas.
A Cajuína era fabricada em sua residência no Benfica e no seu sítio em Pajuçara, onde tinha um espaço reservado para a produção, engarrafamento e rotulagem. Como industrial, ele conquistou, na Exposição Nacional do Rio de Janeiro, em 1908, Medalha de Ouro pela excelente qualidade da Cajuína.
Na imagem, esse é um dos inúmeros cartazes de propaganda da cajuína que eram veiculadas em diversos jornais do Ceará e do Nordeste.
Para conhecer mais sobre a Cajuína, conferir o documentário “Arquivo.DOC A cajuína”, produzido pela TV Assembleia do Ceará, em 2020.
Não percam!



Nenhum comentário:

Postar um comentário