ACERVO DO ESCRITOR CEARENSE - UFC


O Acervo do Escritor Cearense teve origem a partir do projeto “Memória de uma vida criativa: O Arquivo pessoal do escritor José Maria Moreira Campos”, elaborado pela Professora Doutora Maria Neuma Barreto Cavalcante para o concurso de Professor-Visitante da Universidade Federal do Ceará em 2004. No início de sua formação, o AEC esteve vinculado ao Instituto de Cultura e Arte da UFC/ICA, na época dirigido pela Professora Doutora Angela Maria Rossas Mota de Gutiérrez. Com experiência em organização de arquivos de escritores, no Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo IEB/USP, onde foi curadora do arquivo do escritor João Guimarães Rosa, a Professora Doutora Maria Neuma Barreto Cavalcante pretendia organizar o arquivo de Moreira Campos.

Após a morte da escritora Natércia Campos, filha de Moreira Campos, em 2004, a família Campos reuniu os espólios de Natércia aos de Moreira e ofereceu-os à curadoria da referida professora. O primeiro contato com o arquivo de Moreira Campos aconteceu ainda na casa do escritor que, em seguida, foi transferido para uma das salas do último piso da Biblioteca de Ciências Humanas, espaço gentilmente cedido pelo diretor do Sistema de Bibliotecas da UFC, Francisco Jonatan Soares, e pela diretora da Biblioteca de Ciências Humanas da UFC, Ana Elizabeth de Albuquerque Maia.

Após a doação da família Campos, outros dois arquivos foram doados em sistema de comodato à Universidade Federal do Ceará: o do escritor Antonio Girão Barroso em (2008), doado pela sua família; e o do escritor e jornalista Gilmar de Carvalho, em 2009, doação realizada pelo titular.
Diferentemente dos outros arquivos, o de Gilmar de Carvalho continua recebendo documentos, pois, o escritor em frequentes visitas ao AEC, contribui com a ampliação do seu próprio arquivo, uma vez que continua ativo em sua produção intelectual, mesmo depois de aposentado como docente da UFC. Este arquivo ainda está em fase de catalogação.

O Acervo do Escritor Cearense tem ampliado os horizontes de pesquisas na Universidade Federal do Ceará. A partir dos arquivos mencionados, foram concluídas quatro dissertações de mestrado (duas sobre Moreira Campos e duas sobre Natércia Campos) pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da UFC e um doutorado em Crítica Genética (sobre Moreira Campos) está em andamento na Universidade Federal da Bahia (UFBA. O AEC tem organizado também publicação de livros ficcionais a partir do arquivo de Moreira Campos e, atualmente,  outras pesquisas estão em andamento  e os resultados serão brevemente divulgados.

Contato: acervodoescritorcearense@gmail.com

2 comentários:

  1. Olá Charles!
    O email do AEC é acervodoescritorcearense@gmail.com

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Louvo a ideia da Professora Dra. Neuma Cavalcante pelo brilhante trabalho

    ResponderExcluir